PT EN ES
Biovet

Imprensa

Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2019 - 09:01

Você sabe quais cuidados deve ter com um cachorro obeso?

2019, imprensa,
Você sabe quais cuidados deve ter com um cachorro obeso?

Que os cães amam comer, todos nós sabemos. Só que alguns acabam abusando e podem ficar acima do peso. Uma das grandes preocupações de um pet lover é saber se o seu animal é um cachorro obeso, e há razões de sobra para se preocupar, pois o sobrepeso prejudica a qualidade de vida e a saúde dos animais.

Assim como acontece com os humanos, os cachorros engordam quando ingerem mais calorias do que gastam. Os animais não sabem a hora de parar de comer e, em alguns casos, comem até mesmo alimentos inadequados. Há ainda causas emocionais e problemas hormonais.

Neste artigo vamos falar sobre a obesidade canina e mostrar como você pode ajudar seu cão a manter a boa forma e, consequentemente, melhorar a saúde do seu pet.

O que causa obesidade canina?

Na maioria das vezes, o cachorro obeso está nesta condição por ter uma dieta inadequada. Seja por comer mais do que necessita, por ter uma ração extremamente calórica ou por fazer “lanchinhos” entre as refeições principais. Muitos tutores oferecem petiscos excessivamente aos seus pets, o que prejudica a dieta. Aliado a isso, há ainda a questão do sedentarismo.

A falha de funcionamento da tireoide é outro motivo para o aumento de peso dos animais, pois essa glândula, assim como nos humanos, influencia no metabolismo. Outro fator é o estresse: quando o animal é impactado por alguma situação que o deixe estressado, ele pode apresentar ganho de peso.

Como cuidar de um cachorro obeso?

Mude a alimentação
O mercado oferece rações de qualidade e até mesmo opções lights. Essas linhas oferecem menor ingestão calórica, proporcionando o emagrecimento. É importante oferecer horários fixos para alimentar o cachorro e fracionar de acordo com a indicação da embalagem ou a do veterinário.

Caso ofereça alimentação caseira, o ideal é consultar um veterinário especialista em nutrição animal para que a quantidade de comida não seja excessiva. Inclua fibras nas refeições, pois aumentam a saciedade e impulsionam o fluxo intestinal.

Ofereça petiscos saudáveis
Os pets adoram receber agradinhos. O problema é que biscoitinhos e outros petiscos caninos também possuem calorias, portanto, não deve ser um hábito diário. No lugar de petiscos industriais é possível oferecer pedaços de cenoura para o seu pet. Além de saudáveis, ajudam a limpar os dentes e a evitar o tártaro. Eles também gostam de maçãs, melancia e banana. Faça testes e perceba como é a aceitação do seu pet.

Proporcione atividades físicas e brincadeiras
Todo cão precisa se exercitar, principalmente o cachorro obeso. Passeios ao ar livre, brincadeiras na praça com bolinhas ou discos, correr em gramados, tudo isso é importante para que ele mantenha o peso ideal, tenha bem-estar e se divirta.

Entretanto, para que seu cachorro fique seguro e livre de verminoses, mantenha em dia a vermifugação. O ideal é fazer a aplicação em três doses de Vermivet (verão, inverno e primavera). Isso evita contaminações e complicações na saúde do pet e de sua família.

Durante o verão, os animais brincam mais em áreas externas, ficando expostos a locais contaminados. No inverno, a tendência é que fiquem mais tempo em casa, podendo transmitir os vermes aos seus tutores. Já na primavera, é o momento de dar a dose preventiva de vermífugo, preparando os animais para voltarem às atividades externas.

Além dos passeios, os cães adoram brincadeiras. É um momento em que eles se divertem enquanto praticam exercícios e o pet lover pode curtir melhor o seu cachorro. Oferecer novos brinquedos e proporcionar novas atividades físicas será muito bom para ele e para você.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe formas de lidar com a obesidade canina, outra atividade bem interessante que pode proporcionar é a natação, pois exercícios na água ajudam a emagrecer, fortalecem os músculos, articulações e ainda a prevenir doenças. Leia este outro artigo para descobrir como ensinar o seu cachorro obeso a nadar e ajude-o a manter o peso saudável.

Blog Linha Vermivet
Deixe seu Recado