Sexta-feira, 26 de Abril de 2019 - 17:04

Saiba quais são os sintomas de vermes em cães e gatos!

2019, imprensa,
Saiba quais são os sintomas de vermes em cães e gatos!

As verminoses são um problema bastante comum entre os animais de estimação. Por diversas razões, como a alimentação, a presença de pulgas ou até mesmo o contato com áreas contaminadas durante os passeios, os pets podem passar a abrigar esses parasitas em seus organismos. Por isso, é importante que saibamos quais são os sintomas de vermes em cães e gatos.

A longo prazo, a contaminação por vermes pode trazer uma série de problemas para a saúde de nossos amigos, como a anemia. Por tal razão, é fundamental que a prevenção seja feita adequadamente por meio da vermifugação, que deve ocorrer em três doses (verão, inverno e primavera).

Além disso, saber quais sinais indicam a presença de verminoses é muito importante. E como você é um petlover preocupado com seu animal, estamos aqui para dizer quais são os sintomas mais comuns para essa situação. Vamos lá? Boa leitura!

Vômitos frequentes

A maioria dos animais vomita de vez em quando. Em cães, é comum que isso ocorra graças à ingestão de graminhas. Nos gatos, por sua vez, o vômito está normalmente associado à presença de bolas de pelo. No entanto, quando esse sintoma se torna um hábito, pode ser um sinal da presença de vermes no organismo do pet.

Diarreia

diarreia é outro sintoma frequente desse problema. Quando há vermes, eles podem ou não ser vistos na evacuação do animal. Além disso, as fezes causadas pelas verminoses geralmente têm a presença de sangue ou muco. Por isso, na dúvida, fotografe o cocô antes de levar o seu animal ao veterinário.

Falta de energia e cansaço

Os nossos pets, quando têm vermes, se sentem cansados e sem energia. Por isso, é bastante comum que eles não queiram brincar ou sintam muito sono. Esse sintoma, é claro, pode estar relacionado a muitos outros fatores, e, por isso, a investigação é essencial para fechar um diagnóstico definitivo.

Inchaço na região abdominal

Um dos mais comuns sintomas de vermes em cães em gatos, o inchaço abdominal é presente principalmente em filhotes (que são pequenos), mas também podem atingir animais adultos (especialmente quando há uma grande quantidade de parasitas). Por isso, fique ligado!

Coceira na região anal

Ainda que nem sempre isso indique a presença de vermes, é comum que animais com parasitoses sintam uma coceira exagerada na região anal. Isso faz com que eles esfreguem a área no chão, nos tapetes e em móveis, tentando aliviar a sensação de desconforto.

Fome constante

Por fim, um dos sinais mais corriqueiros é o aumento do apetite, que parece nunca cessar. A razão para isso é bem simples: a presença dos vermes faz com que os nutrientes de seu pet sejam roubados, e ele precise fazer a reposição por meio da alimentação. Muitas vezes, esse apetite voraz é acompanhado de emagrecimento.

Como podemos ver, os sintomas de vermes em cães e gatos são bastante abrangentes e podem significar uma série de coisas. Por essa razão, as consultas com o médico veterinário e a vermifugação devem ser frequentes e levadas a sério!

Blog Linha Vermivet