PT EN ES
Biovet

Imprensa

Quinta-feira, 07 de Maio de 2020 - 10:07 - Atualizado em 10/05/2020 22:00

Nova vacina de imunocomplexo protege os frangos contra doença de Gumboro

Parte de “um ciclo completo de proteção” contra essa endemia, que pode acarretar perda de imunidade das aves, a vacina Vaxxon IBD IMC foi lançada em LIVE do Biovet Vaxxinova.

Altamente contagiosa, a doença de Gumboro exige cuidados constantes para não causar prejuízos econômicos à indústria avícola. Também conhecida como doença infecciosa da bursa (IBD), a enfermidade pode acarretar perda de imunidade (imunossupressão) se não for tratada corretamente. Com isso, aumenta a chance de intercorrências sanitárias secundárias, diminuindo o desempenho zootécnico das aves, ou, inclusive, elevação das taxas de mortalidade nos casos clássicos da doença, que podem chegar até 30% do lote.

"Trata-se, portanto, de uma doença endêmica na avicultura”, explica Gustavo Schaefer, gerente técnico nacional da Unidade de Negócios Avicultura do Biovet Vaxxinova. “Assim, o controle dessa enfermidade deve ser feito de forma integrada por meio de um programa de biosseguridade, incluindo a aplicação de ferramentas estratégicas de imunização, como o uso de vacinas", esclarece o médico veterinário.

Imagens da LIVE para imprensa AGRO,  com a participação de executivos e técnicos da empresa: apresentação oficial da Vaxxon IBD IMC, Vaxxon, Divulgação, Nova vacina de imunocomplexo protege os frangos contra doença de Gumboro
1/2 Imagens da LIVE para imprensa AGRO, com a participação de executivos e técnicos da empresa: apresentação oficial da Vaxxon IBD IMCDivulgação
Imagens da LIVE para imprensa AGRO,  com a participação de executivos e técnicos da empresa: apresentação oficial da Vaxxon IBD IMC, Marcelo Zuanaze, Divulgação, Nova vacina de imunocomplexo protege os frangos contra doença de Gumboro
2/2 Imagens da LIVE para imprensa AGRO, com a participação de executivos e técnicos da empresa: apresentação oficial da Vaxxon IBD IMCDivulgação
VaxxonMarcelo Zuanaze

Para abordar esse tema, a empresa de saúde animal Biovet Vaxxinova realizou (terça-feira, 05/05) uma LIVE para imprensa AGRO (imagens acima). Entre outras soluções, a marca apresentou um programa exclusivo e integrado de controle da doença de Gumboro. O grande destaque da coletiva on-line foi o lançamento da vacina Vaxxon IBD IMC, composta à base de antígeno mais anticorpo do vírus causador da enfermidade, uma tecnologia conhecida como imunocomplexo.

"Com a vacinação sucessiva das aves, somada ao programa de monitoramento e biosseguridade que oferecemos aos clientes, nós alcançamos o chamado 'esfriamento' do vírus no campo”, afirma o diretor de negócios avicultura Jeovane Pereira. “Isso ocorre devido à redução da pressão de infecção endêmica da doença, pois as aves imunizadas deixam de permitir a replicação do vírus de campo, ao passo que a cepa vacinal aumenta a imunidade e possui a capacidade de colonizar os galpões aviários de forma positiva".

Assim, tanto pela imunização das matrizes quanto pela vacinação "in ovo", feita ainda na etapa do incubatório, alcança-se um ciclo completo de proteção pela Vaxxon IBD IMC. Isso neutraliza os efeitos negativos da doença de Gumboro. E o resultado, segundo o Biovet Vaxxinova, é a maior eficiência zootécnica das aves em termos de diminuição da mortalidade, redução das condenações no abatedouro, aumento da conversão alimentar e ganho de peso diário dos frangos.

Assessoria de Imprensa
Deixe seu Recado