PT EN ES
Biovet

Imprensa

Quarta-feira, 01 de Maio de 2019 - 09:33 - Atualizado em 01/05/2019 16:23

MAPA dá início à campanha nacional de vacinação contra febre aftosa

Ministra da agricultura pede aos produtores que assumam a responsabilidade de vacinar seus rebanhos

Ao dar início no sábado (27/04), em Uberaba (MG), à campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA) pediu a todos os produtores brasileiros que assumam a responsabilidade de vacinar seus rebanhos de bovinos para impedir a volta da doença ao território nacional.

A ministra lembrou que, graças ao sucesso das campanhas de vacinação, o Brasil conseguiu ser declarado, no ano passado, livre da aftosa com vacinação, e agora está iniciando um programa para a retirada gradual da vacina. Por enquanto, apenas Santa Catarina é considerado estado livre da aftosa sem a necessidade de vacinação.

"É importantíssima a responsabilidade do produtor brasileiro em vacinar seu gado", disse a ministra. "Existe um programa que o produtor brasileiro precisa seguir para vacinar no prazo correto, ele precisa usar a vacina em 30 dias, e a dosagem vai diminuir".

A ministra e a secretária de Agricultura de Minas, Ana Valentini, aplicaram simbolicamente as primeiras vacinas durante a abertura oficial da 85ª Expozebu, em Uberaba. Tereza Cristina explicou a importância de vacinar corretamente o gado lembrando que o Brasil teve problemas nas exportações de carne para os Estados Unidos, porque a vacinação não foi feita de maneira correta. Só agora, dentro de algumas semanas, os americanos vão mandar uma missão oficial ao Brasil para inspecionar os frigoríficos e decidir se suspendem a proibição de importar a carne brasileira. (ASCOM MAPA - Mais informações: imprensa@gricultura.gov.br).

SAIBA MAIS
Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter os seguintes cuidados:

- Comprar as vacinas somente em lojas registradas

- Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C

- Para transportá-las, usar uma caixa térmica, colocar três partes de gelo para uma de vacina e lacrar

- Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação

- Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos

- Durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas de preferência do tamanho 15mm por 18mm, limpas

- Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais

- Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 2 ml

- Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele, com calma

- Preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

  • Biovet Vaxxinova fornece soluções em produtos para tratamento do rebanho e conhecimentos para capacitação do criador. De forma ativa, a Unidade de Negócios Pecuária da empresa participa dos três programas oficiais de erradicação de doenças no Brasil (Febre Aftosa, Brucelose e Raiva dos herbívoros). A marca está alinhada às necessidades do mercado por possuir produtos e planta produtiva para produção de vacinas que suprem, entre outros desafios, as necessidades principais do pecuarista.
ASCOM MAPA + Assessoria de imprensa
Deixe seu Recado