PT EN ES
Biovet

Imprensa

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018 - 14:23

Gestação canina: descubra quais são os maiores cuidados com seu pet

2018, imprensa,
Gestação canina: descubra quais são os maiores cuidados com seu pet

Todo cachorrinho merece cuidados especiais. Afinal, a felicidade que eles proporcionam deve ser retribuída por meio dos cuidados essenciais para tornar a vida desses bichinhos mais saudável e feliz.

E quando há uma gestação canina, os cuidados devem ser redobrados. Afinal, há a necessidade de cuidar da vida de outros animaizinhos que nascerão. 

Pensando na importância desse processo, reunimos as principais informações sobre gestação canina neste artigo. Confira!

Quanto tempo dura uma gestação canina?

Um primeiro ponto que todo tutor deve saber é quanto tempo dura uma gestação canina. Em média, o período é entre 58 a 68 dias.

Porém, não se assuste: é possível que uma gestação chegue a 70 dias, sem maiores problemas para a cadela e filhotes.

Quais são suas fases?

Para oferecer os melhores cuidados, é importante que você, pet lover, saiba quais são as fases da gestação. Cada uma delas exige cuidados especiais para garantir a proteção de todos os animaizinhos. Saiba mais sobre elas.

Início
No início da gravidez, ocorre a fecundação e a fixação dos embriões no útero da pet. Deve-se lembrar que o número de embriões, normalmente, está relacionado com a raça dos pais. Cães de maior porte tendem a ter um número superior de crias — Golden Retriever costuma ter entre 8 e 9 filhotes, por exemplo —, enquanto raças menores o número é pequeno — Chihuahua, por exemplo, são entre 2 e 3.

Após o primeiro mês
É nesse momento em que deve ser feita a primeira consulta com o médico veterinário, a partir do vigésimo segundo dia após a fecundação. Antes disso, é difícil até mesmo os próprios proprietários saberem o que está acontecendo.

Após um tempo, a gravidez é acelerada, o que exige maiores cuidados, tanto do profissional quanto dos tutores. Isso tudo a fim de garantir a saúde dos filhotinhos. É importante, neste estágio, ter em mente que entre a sexta e a nona semana ocorre o desenvolvimento acelerado dos cachorrinhos.

Preparação para o nascimento
Próximo aos 60 dias de gestação, é hora de começar a se preparar para o nascimento dos filhotes. Os sinais serão evidentes: a mamãe começará a “preparar o ninho”, mexendo consideravelmente na cama dela, lugares favoritos ou começará a procurar um novo local para realizar o parto.

Durante esse processo, é importante que veterinário e pet lover estejam afinados e dividam informações para deixar tudo preparado.

Quais são os cuidados após o nascimento?

Eis que um dia a cadela realiza o parto em casa, tudo bem, todos felizes. É hora de então tomar todos os cuidados necessários para a saúde dos bichinhos. Veja o que deve ser feito nesse momento.

Leve os filhotes ao veterinário
Ao nascerem, é importante verificar se todos os filhotes estão bem. Na primeira visita ao veterinário, o especialista identificará possíveis más-formações que podem comprometer a saúde dos pequenos.

Proporcione alimentação adequada aos filhotes e à mãe
É essencial garantir que os pequenos recebam a alimentação adequada para se desenvolverem de forma saudável. Além disso, deve-se observar se a mãe está fornecendo leite nos 12 primeiros dias pós-parto.

Após essa data, pode-se começar a administrar papas nutritivas, mas sempre incentivando a amamentação da cadela até completarem 40 dias de vida.

Proporcione exercícios físicos para a cadela
Os exercícios físicos para a cadela auxiliam na retomada de peso após o parto, bem como também diminuem comportamentos agressivos. Além disso, também prepara a cachorrinha para a separação dos filhotes, diminuindo a ansiedade de separação.

Mantenha as vacinas e vermifugação em dia
Independentemente do que deseje fazer depois — vender, doar ou ficar com os filhotes —, é imprescindível garantir que todos fiquem protegidos de doenças e verminoses. Por isso, as vacinas devem ser aplicadas após 40 dias de vida. Já os vermífugos devem ser dados de acordo com a idade, oferecendo a versão filhotepara eles, em 3 doses anuais, seguindo o ciclo de vermifugação.

A gestação canina é um momento importante na vida de um pet lover e que exige cuidados e atenções especiais. E a cadela também deve ser cuidada com todo mimo após o parto. Para se preparar mais ainda como um bom tutor, veja quais são os principais cuidados para a sua melhor amiga.

Blog Linha Vermivet
Deixe seu Recado