PT EN ES
Biovet

Imprensa

Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018 - 14:32

Entenda por que desembolar o pelo de cachorros e gatos é importante!

2018, imprensa,
Entenda por que desembolar o pelo de cachorros e gatos é importante!

Desembolar pelo de cachorro e de gato dá muito trabalho — quem é pet lover sabe muito bem disso. Porém, é extremamente necessário fazer esse esforço, porque a saúde do seu pequeno está em jogo. Muitos não sabem, mas os pelos embolados podem gerar diversos problemas aos bichinhos.

Nos tópicos a seguir você vai poder ler tudo o que precisa saber a respeito do assunto: os problemas causados por essa condição, como evitá-la e o que fazer quando os pelos já estiverem embolados. Confira!

A importância de desembolar pelo de cachorro e de gato

Não é todo animal cujo pelo embola. Normalmente, isso ocorre com aqueles que têm mais pelo. É preciso ficar atento, pois isso causa uma série de problemas para os bichinhos.

O pelo embolado incomoda, atrapalha a respiração da pele, pode causar feridas e favorece o surgimento de fungos, inflamações e até infecções. Ou seja, trata-se de um problema simples, fácil de resolver, mas que pode trazer consequências graves caso o tutor não tome os cuidados necessários.

Se você é um pet lover, isso jamais pode acontecer, não é mesmo?! Por isso, é muito importante desembolar os pelos dos cachorros e dos gatos, ou melhor, não deixar que eles embolem.

A formação dos nós

Os nós nos pelos dos cachorros e gatos se formam pela falta de cuidados com os animaizinhos. É preciso pentear os pelos todos os dias, com cautela, para evitar que os nós apareçam.

Também é necessário dar banho com frequência nos bichinhos, principalmente em pet shops, que sabem realizar todo o processo — incluindo secar e pentear os pelos — da maneira correta.

Outra dica para evitar o aparecimento dos nós é fazer, uma vez por mês, uma hidratação nos pelos do seu pet. Além disso, algumas tosas podem ser necessárias.

A melhor forma de retirar os nós

Antes de pensar em retirar os nós dos pelos do seu cachorro ou gato, você precisa saber que não dá para desembolar os nós que estiverem muito grandes ou grudados à pele. Para esses casos, o ideal é cortar com tesoura ou fazer a tosa.

Nós menores e mais distantes da pele podem, sim, ser desembaraçados. Confira o passo a passo para que você faça isso corretamente:

  1. penteie os pelos que estão ao redor do nó, para que eles não se embolem também;
  2. com cuidado e calma, passe o desembaraçador de nós, que pode ser comprado em pet shop;
  3. aja com paciência, pois o procedimento pode gerar dor no animal. Não tente tirar os nós com as mãos; é melhor e menos dolorido para o pet usar o desembaraçador;
  4. caso o animal esteja sentindo muita dor, o recomendado é cortar o nó ou levá-lo ao pet shop para fazer a tosa.

A saúde do seu filhinho de quatro patas é muito importante, e a pele é parte essencial dos cuidados que você deve seguir. Por isso, seja um tutor responsável. Leve o seu bichinho para tomar banho com frequência, faça hidratações, tosas necessárias, penteie os pelos diariamente, enfim, tome todas as precauções para evitar que os nós se formem.

Linha Vermivet
Deixe seu Recado