Sexta-feira, 05 de Abril de 2019 - 16:25 - Atualizado em 09/04/2019 16:29

Como acabar com pulgas de uma vez por todas? Saiba mais aqui!

2019, imprensa,
Como acabar com pulgas de uma vez por todas? Saiba mais aqui!

Um dos principais desafios de maioria dos pet lovers é saber como acabar com pulgas de uma vez por todas e trazer mais qualidade de vida aos seus animais de estimação. Essa tarefa é complicada por conta do ciclo de vida do inseto, que tem quatro fases bem-distintas: a de ovo, a larval, a de pupa e a adulta.

Essa variação permite que esses animais se adaptem muito bem ao ambiente e sejam mais resistentes. Além disso, o nível de reprodução das pulgas é muito alto, e elas podem gerar milhares de descendentes durante a sua vida. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para se livrar delas definitivamente.

Gostaria de saber como isso é possível? Pensando na dificuldade que as pessoas têm em acabar com esses insetos e no malefício que eles trazem para o bem-estar dos pets, preparamos uma lista com cuidados essenciais para se ver livre das pulgas. Boa leitura!

Utilizar os produtos corretos

Há uma série de produtos muito eficazes contra todas as fases de vida das pulgas, mas eles devem ser indicados por um médico veterinário experiente e de confiança. Afinal, todos eles são venenos e comprar esse tipo de substância com indicações de leigos pode trazer danos irreparáveis para a sua saúde e a de seu pet.

Com os produtos corretos e seguros, é muito mais fácil efetuar uma limpeza tranquila e sem consequências para todos os que moram na residência — exceto, é claro, as pulgas.

Limpar bem o ambiente

Ao contrário do que se imagina, as pulgas não vivem em nossos animais, mas sim sobem neles para se alimentar e logo retornam ao seu esconderijo. Por isso, estima-se que podemos avistar apenas 5% de toda a população de insetos que habitam em nosso lar, estando os outros 95% escondidos em frestas e locais escuros.

Com isso em mente, fica fácil perceber porque a higienização do ambiente deve ser cuidadosa, certo? Limpe todos os cantinhos (incluindo as suas roupas e a cama do animal) e utilize, sempre que possível, o aspirador de pó para uma faxina ainda mais eficiente (lembre-se de sempre descartar o filtro em seguida). Isso também ajudará a eliminar ovos e pupas do local.

Manter uma boa periodicidade

Outro ponto chave para acabar com pulgas é manter uma frequência nas limpezas. O ciclo de vida desses insetos é muito feliz e com um alto nível de natalidade, o que significa que a todo tempo novos ovos estão sendo colocados e que eles, posteriormente, eclodirão.

Por isso, limpe a sua casa pelo menos uma vez por semana para garantir que os novos ovos, pupas e pulgas adultas sejam devidamente eliminados. Quando perceber que o problema diminuiu, essa frequência pode aumentar para cerca de 15 dias ou 1 mês.

Aplicar e utilizar os medicamentos certos

Por fim, é importante utilizar também medicações em seus animais de estimação. Elas podem ser pipetas, coleiras ou até mesmo comprimidos (que são altamente palatáveis). Esse ponto é muito importante para fazer com que as pulgas que subam nos bichinhos morram, mas só é eficiente contra os insetos adultos — por isso, não descuide da limpeza!

Além disso, o uso de produtos contra as pulgas e carrapatos evita a contaminação de seu animal durante os passeios, evitando que novos insetos sejam introduzidos em seu lar, recomeçando todo o ciclo.

Como podemos ver, a chave de como acabar com pulgas em um ambiente é a persistência. Além disso, é importante cuidar da saúde dos animais, já que as pulgas podem trazer alergias, anemias e até mesmo verminoses. Por isso, utilize a vermifugação (feita em 3 doses: verão, primavera e inverno) e leve seu amigão ao veterinário para tratar eventuais consequências.

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de novidades e outras recomendações para manter seus melhores amigos sempre saudáveis e felizes!

Blog Linha Vermivet