Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - 09:08

Cachorro para apartamento: conheça as 4 melhores raças!

2019, imprensa,
Cachorro para apartamento: conheça as 4 melhores raças

Você sabia que há raças específicas de cachorro para apartamento? Embora qualquer pet possa se adaptar nesse ambiente, desde que devidos cuidados sejam tomados (como, por exemplo, passeios frequentes), alguns tipos de cães se adaptam muito melhor aos espaços menores e ao estilo de vida dos condomínios residenciais.

Por isso, escolher as raças indicadas neste post pode ajudá-lo a escolher um novo amigo que realmente se adeque ao ambiente em que você vive, evitando problemas como o estresse, a obesidade ou os latidos excessivos, que podem gerar muito incômodo aos vizinhos mais próximos.

A seguir, listaremos as raças mais indicadas para morar em apartamentos e também algumas de suas principais características, como tamanho, personalidade e cuidados específicos com a sua saúde.

Quais são os direitos e deveres de tutores em condomínios?

É muito comum observarmos polêmicas em torno da tutoria de animais de estimação em condomínios. Apesar disso, uma coisa é certa: não é permitida a proibição de pets nesses ambientes. Ter animais em casa é um direito de todos os cidadãos, desde que sejam seguidas algumas regras de boa convivência. As principais são:

• limpar as necessidades do animal feitas em áreas de convivência comum;
  • utilizar a focinheira em animais de raças como Pit bull, Rottweiler e outros;
  • manter o animal sempre com a guia e coleira;
  • não deixar crianças pequenas sozinhas com os animais nas áreas comuns;
  • manter a residência limpa, evitando a presença de odores desagradáveis.

Ao mesmo tempo, o tutor tem direitos assegurados. Entre eles, podemos citar:

• o direito de ir e vir com seu animalzinho;
  • tutores podem utilizar elevadores ou escadas, como desejarem;
  • não é necessário levar o animal sempre no colo;
  • é possível receber visitas que tragam animais de estimação;
  • animais dóceis e cães pequenos não precisam utilizar focinheira.

Quais são, afinal, as melhores raças de cachorro para apartamento?

Confira algumas das melhores raças de cães para apartamento.

1. Buldogue francês
Apesar da carinha de poucos amigos, o buldogue francês é um cachorro extremamente dócil e muito apegado à família. Por conta disso, deixá-lo sozinho por longos períodos não é recomendado.

Entre os cuidados específicos com a saúde desses pets, podemos destacar uma atenção com problemas cardíacos e respiratórios. Essas ocorrências são, infelizmente, muito comuns devido à própria anatomia da raça.

2. Spitz alemão
Considerado por muitos pet lovers como o cachorro mais fofo do mundo, graças ao famoso cachorrinho Boo, o spitz alemão (também conhecido por Lulu da Pomerânia) é uma ótima alternativa de cãozinho para apartamento.

Inteligente, tranquilo e adorável, o cão dessa raça não costuma latir excessivamente (embora se comunique bastante por meio de sons) e é facilmente adestrável. Apesar disso, ele adora passear e caminhadas são sempre recomendadas.

3. Yorkshire terrier
Devido ao seu tamanho pequeno e ao seu comportamento bastante moldável, o yorkshire terrier é outra alternativa interessante para quem mora em apartamento e deseja aumentar a família.

Apesar de serem energéticos e animados, esses cães se dão bem com poucos passeios. São amigáveis e latem pouco, sendo, portanto, ideais para esse tipo de ambiente.

4. Sem raça definida
Se engana quem acha que cães SRD (os famosos vira-lata) não podem morar em um apartamento. Por isso, se o seu desejo é adotar um bichinho de estimação, não hesite: o melhor amigo de sua vida pode ser um cão sem qualquer tipo de pedigree.

A dica aqui é sempre escolher pets de abrigos sérios, que possam informá-lo sobre a personalidade do cão em questão. Além disso, opte sempre por animais adultos, que já completaram o seu crescimento e já têm seus hábitos bem definidos.

Gostou de conhecer alguns dos melhores cachorros para apartamento? Então não se esqueça de que independente da raça escolhida, os cuidados com a saúde do animal são fundamentais. Não deixe de ministrar as doses de vermífugo anuais, mesmo que o pet viva apenas dentro de casa, pois verminoses podem trazer muitos desconfortos e até problemas de saúde mais sérios para o seu amigo de quatro patas.

Já que você está pensando em adquirir um novo membro para a sua família, não deixe de conferir nosso post com os 9 cuidados necessários com os cães e garanta a segurança e a saúde de seu pet.

Blog Linha Vermivet