Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 - 11:35

Biovet parabeniza os 95 anos do Curso de Medicina Veterinária e 80 da FMVZ na USP

"Passado glorioso, Presente dinâmico e Futuro promissor" dessa instituição merece ser curtido e compartilhado por todos que admiram sua história de sucesso.

,
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) registra os 95 anos de criação do Curso de Medicina Veterinária e 80 anos da FMVZ na USP. A comemoração - realizada ontem, 15 de dezembro de 2014, no Anfiteatro Altino Antunes na Cidade Universitária - teve o patrocínio do Laboratório Biovet.

Uma das ações programadas para promover a data foi a apresentação da palestra "FMVZ: Passado glorioso, Presente dinâmico e Futuro promissor". Os Professores Doutores Enrico Lippi Ortolani (diretor da faculdade), João Palermo Neto e Fabio Gregori retrataram a história do Curso de Medicina Veterinária e da FMVZ na USP por meio de seus relatos pessoais.

As origens da história da instituição encontram-se no ano de 1919. Nessa época, foi criado o Instituto de Veterinária, transformado em 1928 na Escola de Medicina Veterinária. Esta, por sua vez, foi incorporada como Faculdade à Universidade de São Paulo no período de 1934/1935, dando origem à FMVZ-USP. A saúde animal e pública, não só do Brasil, deve muito a evolução dessa instituição, que engloba aspectos humanos, sociais, acadêmicos e inúmeros outros.

Formado ainda na época da Escola de Medicina Veterinária (precursora da FMVZ-USP), o Dr. René Corrêa, fundador do Biovet, sempre compartilhou o espírito de suas conquistas com o dessa instituição. Inclui-se nesse legado*, por exemplo, pesquisa e desenvolvimento de vacinas para o setor Bovino, Avícola e Pet; publicações científicas; intercâmbios internacionais; atividades de extensão e educação continuada, até a conquista da cadeira de imortal na APAMVET.?

Hoje, a Medicina Veterinária brasileira é internacionalmente reconhecida por contribuir tanto para a melhoria do rebanho e das criações quanto para a saúde pública e o bem-estar animal. Uma conquista real que foi curtida e compartilhada por todos que admiram sua história e, principalmente, pelo público (professores, alunos, autoridades etc.) presente na comemoração realizada pela FMVZ-USP na Cidade Universitária. É justamente com esse propósito que a marca criada pelo Dr. René Corrêa integrou-se aos 95 anos do Curso de Medicina Veterinária e 80 da FMVZ na USP.?

*Fonte: Instituto Nacional de Expansão Cultural (INEC), 1977; Academia Paulista de Medicina Veterinária (APAMVET), 2014 (no prelo).

1/8
2/8