PT EN ES
Biovet

Imprensa

Terça-feira, 24 de Julho de 2018 - 08:36

Adestramento de cães: saiba quais são os benefícios e a melhor fase

2018, imprensa,
2018

Ao adotar ou comprar um cachorro, é preciso levar em consideração desde o ambiente que o animal vai viver até o comportamento esperado pelo seu dono. Seja vira-lata ou animal de raça, é totalmente possível treinar seu pet para obedecer aos comandos necessários no dia-a-dia. E o adestramento de cães pode ser seu maior aliado na convivência harmoniosa com seu novo amigo.

Quer saber mais? Acompanhe esse post para conhecer quais são os benefícios e a melhor fase para o adestramento do pet!

Conheça os benefícios do adestramento de cães

Com certeza, um dos maiores benefícios em adestrar o seu animal é evitar situações incômodas como fazer xixi fora do lugar indicado, ou passear puxando o dono pela coleira. Além disso, o processo de adestramento aprofunda o laço de amizade entre o dono e o pet, uma vez que melhora a comunicação e entendimento corporal entre ambos.

Para treinar o cão é preciso compreender algumas situações do ponto de vista do animal (uma sensibilidade que todo pet lover já possui). Alguns ensinamentos básicos como dar a pata e ensinar a fazer xixi, podem ser feitos em casa. Já outros, como treinamento para cão de guarda, exigem acompanhamento de profissionais.

Saiba qual melhor fase para iniciar o adestramento

Uma boa notícia aos pet lovers é que não existe idade certa para começar o adestramento. Segundo o APDT (“Association of Professional Dog Trainers”, no português “Associação de Adestradores Profissionais de Cães”) o filhote começa a aprender a partir do momento que pode observar e se relacionar com o ambiente a sua volta.

Adestradores mais antigos são favoráveis ao treinamento com cães a partir de seis meses de idade. Mas isso é um mito. Esta ideia vem de métodos antigos de punição no treinamento do cachorro, como a pressão na coleira no pescoço do animal. No caso de um cão muito novo, isso poderia causar danos ao bichinho.

Atualmente, os pet lovers podem ficar despreocupados, pois as técnicas de adestramento são baseadas no reforço positivo e cooperação com o cachorro. Trata-se de oferecer mimos e carinhos ao cachorro quando fazem algo desejado pelo dono.

Adestramento de cães adultos

Mas e quem tem um amigo mais velho? Será que ainda dá tempo de fazer com que ele obedeça os comandos? Se a sua pergunta é essa, a resposta é: com certeza. É possível treinar um cão, ou qualquer outro tipo de animal, em qualquer idade. Apenas, seja realista quanto às expectativas.

Comumente, no treinamento de animais mais velhos é preciso reverter maus comportamentos e promover mudanças. Este processo leva mais tempo quando comparado a um filhote. Por outro lado, pets mais velhos são mais calmos que filhotes tendem a ter mais foco e atenção no adestramento.

O adestramento do cão está diretamente relacionado à saúde do bichinho. Um cão saudável é aquele que sabe responder de forma segura aos estímulos do ambiente, em diferentes situações e obedecendo aos comandos do seu dono.

Por isso, não se esqueça de que seu companheiro precisa socializar com outros cães e fazer passeios para se exercitar. Um bom pet lover está sempre pensando no bem estar e saúde do bichinho. Falando nisso, já conhece a linha Vermivet? Com apenas três doses no ano você pode vermifugar seu pet garantindo os cuidados que ele precisa!

Este post te ajudou? Que tal nos seguir nas redes sociais para receber mais informações tão importantes quanto o adestramento de cães?

Linha Vermivet
Deixe seu Recado